Chef de cozinha, alma do norte, dedicada, há anos, a recriar e elevar a cozinha tradicional portuguesa: assim se resume Marlene Vieira.
Ligada à cozinha desde os 12 anos, lançou-se em nome próprio em 2012, com a abertura do Avenue e do food corner no Timeout Market. Marcos que a distinguiam no panorama gastronómico nacional, e que fizeram dela referência.
Atualmente conta com três restaurantes que divergem no conceito, mas se encontram no desejo de fazer dos sabores portugueses, com influência de técnicas do mundo, um fio condutor: Marlene Vieira (Time Out Market) -cozinha tradicional, Zunzum Gastrobar e Marlene, restaurante gastronómico.
Ao longo dos anos, tem igualmente participado em programas como Chefs Academy, Masterchef e Cozinha de Chef, dos quais resultaram livros. Em nome próprio lançou “Os doces da Chef Marlene” e “Cozinha de Chef”.
Nascido em Guimarães, descobriu, ao lado da mãe, tia e bisavó, o amor pela cozinha. Estudou gastronomia na EFTH, nos Açores, onde conquistou uma bolsa de estudos na JWU, Providence, Rhode Island.
Ao longo dos anos, passou por restaurantes nacionais e internacionais, em cidades como Lisboa, Londres e Nova York, de renome, e foi o convite de Marlene Vieira que o incentivou a estabelecer-se em Lisboa. Primeiro no Restaurante Avenue e, posteriormente, no Zunzum e no Marlene,.
Lidera hoje a cozinha do Marlene, onde conquistou, com a ajuda de uma equipa dedicada, inúmeras distinções culinárias, incluindo prêmios do Boa Cama Boa Mesa, Mesa Marcada e Lisboa à Prova. Em nome da Marlene,, representou também Portugal em eventos de prestígio como o Madrid Fusion, San Sebastián Gastronomika e o City Meals on Wheels, em Nova York.
De aluna da Chef Marlene Vieira, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, até sous-chef do Marlene,.
Marcela é almadense de gema, e antes de se estabelecer em Lisboa, passou por renomados restaurantes do Porto e Algarve, como é o caso do Yeatman e do Vila Joya.
A ligação à cozinha começou desde muito cedo e neste momento carrega 30 anos de experiência profissional.
O restaurante gastronómico que aqui apresenta é o reflexo de uma mesa portuguesa carregada de memórias gastronómicas, imagem da sua aprendizagem por uma cozinha portuguesa moderna, com preocupações de sustentabilidade e de sazonalidade.
Fazemos aquilo em que acreditamos, num constante encontro entre a tradição, e a contemporaneidade.
Queremos contribuir para a construção de uma nova cozinha portuguesa.
Respeitamos a tradição, sem receio de a reinventar, para a elevar e torná-la ainda mais memorável.
Em tudo o que fazemos, somos guiados pela Portugalidade, honestidade e parceria com fornecedores e clientes.
(chamada para rede móvel nacional)
Av. Infante D. Henrique,
Doca do Jardim do Tabaco
Terminal de Cruzeiros de Lisboa,
1100-651 Lisboa.
( Jantares de Terça a Sábado das 19h00 – 00h00 )
Marlene, 2024 © Todos os direitos reservados by AORUBRO | Política de Privacidade | Termos e Condições | Livro de Reclamações